Os Melhores e Piores Alimentos para seus dentes e gengivas

melhores e piores alimentos para os dentes

Certamente que você já escutou o conhecido provérbio "nós somos o que comemos", e a verdade é que ele também é válido para a saúde dos dentes e gengivas.

Como você vai ver abaixo, os alimentos que prejudicam a saúde bucal normalmente também são nocivos para a saúde em geral, e os que são bons para os dentes e gengivas normalmente também são benéficos para o resto do corpo.

Por que você deve se importar com o que você come e bebe

A placa bacteriana é um filme bacteriano pegajoso que contribui para a formação da cárie dentária e para o surgimento de doenças das gengivas. Depois de ingerir alimentos maus para os dentes, os ácidos liberados da placa começam a atacar o esmalte (camada externa do dente).

E, geralmente as cáries ocorrem quando o esmalte se rompe, podendo originar complicações como:

• Dor
  • Abscessos
  • Dificuldades de mastigação
  • Entre outras

Se você não escovar seus dentes nem usar fio dental, a placa bacteriana irá endurecer e forma tártaro. Quando você tem tártaro acima da linha da gengiva, pode resultar em gengivite, que é o início da doença da gengiva.

Ter um sorriso agradável e evitar cáries não são as únicas coisas que promovem uma boa saúde bucal.

Uma má higiene e saúde oral poderá originar problemas cardíacos. Além disso, quando o tecido da boca e das gengivas fica infetado, isso afeta o sistema imunológico e o corpo.

Descubra agora quais são os melhores alimentos para seus dentes e gengivas

- Água

A água é a melhor bebida que existe para evitar a cárie dentária. À semelhança da saliva, a água lava o ácido e o açúcar dos dentes.

Quando você ingerir alimentos ou bebidas maus para os dentes, lave a boca com água em seguida.

- Vegetais folhosos

Para além de serem benéficos para o seu corpo porque são alimentos altamente alcalinizadores, os vegetais folhosos como a couve também são ótimos para os dentes. Couve, espinafre e outros vegetais de folhosos também exigem que você mastigue mais, o que produz mais saliva - o lubrificante natural de seus dentes.

- Chá verde

O chá verde contém polifenóis que interagem com a placa bacteriana. Eles neutralizam ou matam as bactérias, impedindo a sua multiplicação e a produção de ácidos que atacam o esmalte.

Chás mais escuros, por outro lado, contêm taninos, que podem causar manchas.

Os piores alimentos para seus dentes e gengivas

- Refrigerante

Beber refrigerante não traz nenhum benefício para a saúde. Além disso, o refrigerante é uma das piores bebidas para quem quer ter dentes saudáveis.

Ingerir esse tipo de bebida faz com que a placa produza mais ácido que ataca o esmalte.

De acordo com um estudo, abusar de refrigerante provoca erosão dentária que é tão ruim quanto o que drogas ilícitas como crack e metanfetamina causam.

- Batata frita

Sim, são muito deliciosas, mas as batatas fritas têm uma textura que se torna “pegajosa” após a mastigação e a substância resultante permanece na sua boca.

As batatas fritas são amiláceas e ficam presas nos dentes, fazendo com que as bactérias produzam ainda mais ácido que vai atacar os dentes e aumentar o risco de cáries.

- Café

O café auxilia as bactérias bucais na criação de ácidos que danificam o esmalte e provocam erosão dentária, fazendo com que os dentes fiquem mais frágeis e finos.

O café mancha os dentes?

Qualquer substância que mancha suas roupas, pode manchar seus dentes.

Existem taninos no café, que fazem com que os compostos de cor grudem nos dentes mais facilmente deixando eles com um tom amarelado.