Saltar para o conteúdo

Dicas De Saúde Bucal, Segundo Os Dentistas

Nesse texto falando subre saúde bucal segundo os dentistas, os profissionais mais bem preparados para falar do assunto. Confira!

Cuidar da saúde bucal é fundamental, tanto que muitas doenças aparecem, começando de uma limpeza bucal ineficiente. Uso de enxaguatórios bucais, fio dental, escova macia e visita no dentista a cada 6 meses, são essenciais para que os dentes se mantenham lindos, limpos e saudáveis.

Gengivas, bochechas e língua também precisam de atenção especial, e neste artigo, daremos dicas de saúde bucal, segundo os dentistas, para que você faça em casa e garanta um sorriso mais bonito, forte e cheio de saúde.

Escolha O Creme Dental Ideal

Quando vamos ao mercado, encontramos uma infinidade de marcas de creme dental e todos prometem inúmeros benefícios para saúde dental. O mais importante, segundo os dentistas, é que a pasta possua flúor, pois isso ajudará a manter os dentes fortes e sadios.

Mas para quem tem dentes sensíveis, apenas os benefícios e o flúor de uma pasta comum não irá resolver, e nesse caso a melhor solução é consultar um dentista, que indicará uma pasta própria para dentes sensíveis, que tenha todos os benefícios das pastas comuns, mas sem causar muita sensibilidade.

Mau Hálito: Como se Livrar Dele

Com uma escovação regular, o uso do fio dental e enxaguatório, o mau hálito geralmente não acontece, porém se ele persiste, é hora de observar se outros problemas de saúde não podem estar associados.

Por exemplo, doenças gastrointestinais podem causar o odor desagradável, e as vezes uma visita ao médico poderá ser a solução para um tratamento que acabe com o problema.

Outra situação comum é o uso em demasia de café, refrigerante de cola ou consumo exagerado de carne vermelha, que também favorecem num hálito ruim. Cigarro é outro fator que também causa mau hálito, além de auxiliar no aparecimento do câncer bucal.

O Que é e Como Tratar a Gengivite

Saúde bucal

Se sua gengiva sangra toda vez que escova, vive inchada, vermelha além do normal e dolorida, pode ser uma inflamação que recebe o nome de gengivite. A gengivite acontece, quando existe um acúmulo de placa bacteriana nos dentes.

Com o tempo, se não tratada corretamente, a gengivite pode evoluir para a periodontite, doença que afeta o periodonto, tecido que sustenta o dente na gengiva e que quando lesionado, pode fazer com que a pessoa perca os dentes.

A melhor alternativa é tratar a gengivite no início, fazendo o tratamento com o dentista e em casa, usando o fio dental todos os dias e mantendo uma escovação diária e depois das refeições. No caso da Periodontite, o tratamento é apenas em consultório dentário, podendo ser feita a colocação de próteses dentárias nos casos mais graves.

Diga Não a Doces e Bebidas Com Gás

Que doces são ruins para os dentes, todos nós já sabemos, mas os doces só se tornam mais perigosos para nós dado a freqüência que comemos e não a quantidade exatamente.

Além disso, é importante fazer a higiene bucal sempre depois de comê-los. As bebidas com gás também causam problemas aos dentes, pois possuem ácidos que corroem e devem ser evitados, desde refrigerantes, até água gaseificada.

Aparecendo os Primeiros Dentinhos, Faça a Primeira Visita ao Dentista

saúde bucal infantil

Assim que os primeiros dentes começam aparecer, os pais já devem levar o bebê para uma visita ao dentista. O dentista irá avaliar a estrutura da arcada dentária e já consegue prever possíveis problemas futuros e que já possam ser tratados e orientados a família desde o início.

Introdução a Saúde Bucal

Para profissionais da área da saúde bucal ou quem tem o sonho de se tornar dentista no futuro, estudar o curso online Introdução a Saúde Bucal, prepara para um conhecimento maior no assunto, dando mais noção do mercado e de como é ofício, além de dicas para manter a própria saúde em dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *