Saltar para o conteúdo

Por que o mau hálito ocorre?

Por que o mau hálito ocorre

Sofrendo com o mau halito? Entenda por que ele ocorre e como combater esse problema que tanto atrapalha a vida

Muitas pessoas não sabem o por que o mau hálito ocorre. Mas especialistas afirmam que são diversos motivos que podem causar o aparecimento desse problema, que é também conhecido como halitose. Entre eles, o hábito de respirar pela boca, a má escovação e problemas dentais.

O que é mau hálito?

O mau hálito também conhecido como halitose é uma forma do organismo dizer que alguma coisa estar errada com a saúde bucal. Assim, o problema precisa ser detectado para que seja feito o tratamento certo e você fique livre da halitose.

Em geral, as pessoas que sofrem com esse problema não percebem o mau cheiro, somente as pessoas ao seu redor sentem o mau odor. Devido a isso, pessoas que sofrem com esse problema acabam se afastando de outras pessoas. Mas por que o mau hálito ocorre?

Causas do mau hálito

O mau hálito ocorre por vários motivos, como por exemplo, o consumo de álcool, o uso de cigarro e até mesmo algumas doenças como a diabetes. Alguns hábitos também são responsáveis pelo surgimento do mau cheiro.

Mas na maioria dos casos, a halitose pode ser resolvida com uma boa escovação e o uso de fio dental. Toda vez que os dentes não são escovados de modo certo, resquício de alimentos ficam acumulados entre os dentes. Depois de um tempo, esses resquícios entram em decomposição causando o mau cheiro. Veja agora o por que o mau hálito ocorre.

Cáseos amigdalianos

Para quem não sabe, os cáseos amigdalianos são aquelas bolinhas miúdas que tem a aparência de massinha, que se encontram nas amígdalas e na maioria das vezes provocam mau hálito.

Alimentos com cheiro forte

Alimentos com cheiros muito fortes também causam halitose. Esses alimentos contêm substâncias que o sangue manda para os pulmões e por isso o mau cheiro é sentindo na boca.

Pouca salivação

Outra razão do por que o mau hálito ocorre, é a pouca salivação. O papel da salivação é eliminar partículas que causam o mau cheiro, assim como promover a limpeza da boca.

A pouca salivação pode ocorrer devido a alguns fatores como a utilização de medicamentos, problemas nas glândulas e quando a respiração ocorre pela boca.

Sujeira na língua

Na grande maioria dos casos, o odor acontece por causa da sujeira e bactéria que fica acumulada na superfície da língua. Quase 80% das pessoas que tem esse problema, quando passam a fazer a limpeza correta da língua, acabam com o mau hálito.

Problemas dentais

Fica fácil saber o porquê o mau hálito ocorre em pessoas que tem problemas dentais. Pessoas que tem cáries, tártaro, gengivite ou que sofrem com periodontite, desenvolvem a halitose por causa da grande quantidade de bactérias presentes na boca.

mau halito

Tratamento para o mau hálito

Para tratar o mau hálito, é necessário analisar todos os indícios que podem provocar esse problema. A princípio, é preciso buscar um especialista e fazer exames médicos e odontológicos para identificar a causa do problema. Só assim, o tratamento será feito de modo correto.

Importante

Sempre procure seu médico ou dentista se você desconfia que sofre com a halitose, pois com os exames adequados eles podem entrar com tratamento de deixar você livre do mau hálito de uam vez por todas, tendo uma vida muito mais plena.

Gostaram das dicas?

Sugestões e dúvidas podem deixar nos comentários!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *