Saltar para o conteúdo

Boca seca, o que é e suas principais causas!

falta de saliva

Sente desconforto bucal por causa da falta de saliva ou baixa qualidade salivar? Descubra neste artigo o que é boca seca e quais suas principais causas!

A boca seca é causada pela diminuição ou falta total de saliva produzida pelo corpo. O desconforto tende a ser mais comum em mulheres e idosos, porém não excluindo a possibilidade de ocorrer em outros grupos de pessoas.

A sensação incômoda de secura bucal, língua pegajosa, dificuldade de deglutir, dificuldade na fala, lábios rachados, mau hálito e gosto metálico na boca são característicos em pacientes que sofrem com a xerostomia, que nada mais é do que uma denominação da boca seca, assim como a asialorréia.

Como cuidar da boca seca?

Saliva artificial

A saliva natural age como um protetor para a microbiota bucal, protegendo de bactérias, vírus, mantendo dentes saudáveis, auxiliando na deglutição e tantas outras coisas, por isso é importante o uso da saliva artificial bioXtra. A linha de produtos para bocas secas bioXtra é a única no mercado com enzimas idênticas às naturais do corpo humano.

Beba água

Em muitos casos a sensação de boca seca é causada pela desidratação do corpo. É recomendado a ingestão de no mínimo 2 litros de água por dia para se manter saudável. Se o problema é esquecer de ingerir líquido, já existem aplicativos que criam lembretes para o momento de beber um copo de água.

Alimentação

Pacientes que sofrem com a secura bucal devem evitar alimentos com muito sal como os industrializados por exemplo, pois tende a piorar o quadro. Hábitos como ingerir bebidas alcoólicas, café e bebidas que contém cafeína em sua composição devem ter seu consumo diminuído ou totalmente cortados.

Higiene bucal

A higiene pessoal começa pela boca e deve ser realizada após cada refeição ou pelo menos 3 vezes ao dia e fazer o uso de fio dental e escovas interdentais para evitar problemas. Deve se utilizar uma escova com cerdas macia pois bocas secas tendem a ser mais sensíveis e precisam de mais cuidados, como um creme dental específico menos abrasivo e livre de Lauril Sulfato de Sódio.

Quais as principais causas de boca seca

  • Síndrome de Sjogren: doença autoimune que provoca o ressecamento das mucosas do corpo, fadiga e dores nas articulações.
  • Estresse: condição psicológica passageira ou frequente que altera os sentimentos, forma da pessoa se comportar e quantidade de fluidos corporais como suor e saliva.
  • Menopausa: é caracterizada pelo declínio dos hormônios da mulher, ocorre a partir dos 40 anos e causa efeitos como secura das mucosas, irritabilidade e ondas de calor.
  • Diabetes: doença crônica que o corpo não consegue armazenar e utilizar a própria glicose, também pode ocorrer quando o corpo não produz nenhuma glicose.
  • Ansiedade: disfunção psicossocial que causa alterações físicas e emocionais como dor no peito, boca seca, calafrios, entre outros.
  • Deficiências nutricionais: a falta de vitamina B e vitamina A na alimentação pode causar a sensação de boca seca.
  • Ingestão de álcool: pessoas que consomem bebidas alcoólicas tendem a sentir a boca seca logo após ou no dia seguinte.
  • Alterações hormonais: é comum que grávidas, mulheres na TPM ou com hormônios desregulados por diversos motivos venham a sentir alteração no paladar por conta da boca seca.
  • Quimioterapia: tratamento para doenças que afetam o sistema celular, como o câncer, feito com diversos agentes antineoplásicos.
  • Radioterapia: é a utilização de raios eletromagnéticos ionizantes que é capaz de destruir ou pelo menos minimizar células tumorais.
  • Cigarro: o hábito de fumar estimula a respiração pela boca, além de prejudicar o funcionamento do pulmão, o que a longo prazo tende a causar o ressecamento bucal.
  • Depressão: doença que afeta milhões de pessoas pelo mundo e causa mudanças bruscas na química cerebral do paciente.
  • Problemas respiratórios: pessoas que respiram pela boca costumam sentir mais o incômodo da xerostomia.
  • Desidratação: a falta de hidratação pode se manifestar de diversas formas, com ressecamento dos cabelos, pele e mucosas.
  • Disfunções da tireóide: pacientes com alterações nos hormônios da tireóide normalmente sentem muita sede e a boca seca.
  • Uso de medicamentos: diversos medicamentos têm em sua bula nas reações adversas o termo xerostomia como uma possibilidade de consequência.

É sempre importante lembrar que a consulta médica deve ser realizada antes de dar início a qualquer tipo de tratamento, pois em muitos casos o tratamento informal mascara sintomas importantes para o diagnóstico. Apenas um profissional qualificado poderá diagnosticar e dar início aos tratamentos indicados para a melhora do quadro e alívio dos sintomas.

Conhece alguém que sofre com a boca seca? Compartilhe este post nas redes sociais e ajude um amigo a aliviar os incômodos da xerostomia!

1 comentário em “Boca seca, o que é e suas principais causas!

  1. Pingback: Conheça as principais causas de halitose | Dental Bastos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *